Rede sem fio

Estão disponíveis dois tipos de acesso à rede sem fio: Eduroam a minhaUFOPwiFi . Para ter acesso a qualquer uma das redes é necessário ter cadastro no portal minhaUFOP.

Como Solicitar?

Para ter acesso ao serviço consulte os Procedimentos. Não é necessário solicitar o serviço de rede sem fio ao NTI.

Se você ainda não efetuou o primeiro acesso no portal minhaUFOP é necessário que este seja feito para a liberação do uso da rede sem fio. Usuários que NUNCA acessaram o portal minhaUFOP NÃO conseguirão acessar a rede sem fio.

Eduroam

O Eduroam é um serviço de acesso à internet sem fio desenvolvido para instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa.

Lançado em 2012, o Eduroam está presente em mais de 60 países e atende a mais de 70 instituições públicas e privadas. Os usuários cadastrados podem acessar a rede em qualquer instituição do mundo que utilizar o serviço Eduroam. Trazida para a UFOP em 2016, por meio de um convênio com a RNP, a rede está em processo de expansão interna. Confira as Instituições clientes do sistema Eduroam.

A RNP - Rede Nacional de Pesquisa é uma organização social que promove o desenvolvimento tecnológico e a integração das instituições, apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração de conhecimento. Esta provê o serviço de internet para instituições acadêmicas do Brasil, é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).

Conexão via IphoneConexão via Android

Normas de utilização

A Ufop, em concordância com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, e de acordo com as Normas de utilização da Rede Ipê, alerta que os usuários podem utilizar os serviços de redes disponíveis, suas facilidades de trânsito nacional e internacional para promoção de suas atividades de ensino e pesquisa, EXCETO nas seguintes condições:

1- Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, que caracterizarem: transgressão dos direitos do autor, de proteção à criança e ao meio-ambiente.
2- Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;
3- Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;
4- Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitadas pelo destinatário;
5- Uso em atividades estritamente comerciais;
6- Atividades que contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos na rede, sejam computacionais, comunicacionais ou humanos;
7- Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;
8- Atividades que interrompam ou prejudiquem a utilização dos serviços de rede por outros usuários.
9-Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição sem qualificação obtida através desta Política de Uso.

Perguntas Frequentes

Ao fazer o login na rede wifi, aparece a mensagem: "Não foi possível realizar seu login na rede. Sua conta foi bloqueada",  o que devo fazer?
Entre em contato com o NTI o mais rápido possível. Nesse caso, pode ter ocorrido uma denúncia, por parte do CAIS.br/RNP, de algum incidente infringindo as condições de uso da rede. A sua conta somente será desbloqueada a partir do momento em que você comparecer pessoalmente no NTI, receber as devidas orientações e assinar um termo de compromisso/conduta.

Veja as políticas de uso da rede em Normas de Utilização.

O NTI fica localizado no ICEB II, 1º pavimento, próximo ao Biotério e ao centro de práticas cirúrgicas. O telefone de contato é (31) 3559-1415.

Procedimentos

Para utilizar a rede sem fio na UFOP, o usuário deve ser cadastrado no portal minhaUFOP.  Para quem ainda não efetuou o primeiro acesso, é necessário realizá-lo para utilização da rede sem fio. Usuários que NUNCA acessaram o portal minhaUFOP NÃO conseguirão acessar a rede sem fio.
 
Para utilizar a rede sem fio, siga os passos:
1- Eduroam
a. Basta baixar o programa de instalação (para o usuário que tiver acesso à internet) ou configurar o equipamento para o acesso à rede Eduroam informando os seguintes dados: Método PEAP: PEAP; Autenticação da Fase 2: MSCHAPV2; Certificado CA: não especificado; Identidade e senha: seu Login no portal minhaUFOP .
 
2- minhaUFOPwiFi:
a.Habilite a interface de rede sem fio do equipamento (notebook, netbook, tablet, smartphone, celular, computador, etc.);
b. Selecione a rede minhaUFOPwiFi e aguarde até que a conexão seja estabelecida;
c. Acesse um navegador (browser) para a autenticação e liberação do acesso à internet;
d. A página de autenticação da rede wiFi  é criptografada, ou seja, o endereço possui um certificado homologado pela UFOP e a página é sempre exibida com https. Adicionar exceção quando solicitada.
e. Ao ser exibida a tela abaixo, informe o seu Login minhaUFOP: CPF (somente números) e senha
tela de login
Importante: Nunca use o login minhaUFOP em uma rede cujo nome não seja exatamente minhaUFOPwiFi ou o endereço de identificação seja diferente de  200.239.176.1 e 200.239.188.1

Caso tenha alterado sua senha de acesso há mais de 3 (três) meses, é recomendado alterá-la, por questões de segurança.      

Todo acesso realizado via minhaUFOPwiFi é registrado com sua identificação. Portanto, é importante a troca periódica da senha para evitar acessos não autorizados realizados por terceiros.
 
Em caso de insucesso ao realizar o acesso (invalid crendentials, usuário e/ou senha inválidos, etc.), primeiramente acesse o portal  minhaUFOP e efetue a alteração de sua senha. Tente acessar a rede wifi em seguida. Se o problema persistir, entre em contato com a Central de Atendimento.

Quem Pode Solicitar?

Professores, técnicos administrativos, alunos com vínculo institucional ativo e convidados em atividades vinculadas à UFOP.

minhaUFOPwiFi

2- minhaUFOPwiFi:
Os locais com minhaUFOPwiFi estão sinalizados com placas e cartazes. 
Para convidados sem vínculo com a instituição é possível a criação de contas temporárias, conforme regras definidas pelo NTI.