Rede com Fio

Abrange serviços de manutenção da infraestrutura de rede de dados, ponto de rede, enlace óptico e equipamentos de rede nos campi da instituição.

Serviços disponibilizados:

1- Cadastro de equipamento na rede - computador, notebook, impressora;

2- Restabelecimento de serviço de rede/internet, habilitação ou reparo em PT (ponto de telecomunicação) - tomadas de rede instaladas na área de trabalho do servidor.

3- Instalação de ponto de telecomunicação e fornecimento de materiais para adequação da infraestrutura (ex.: patch cord - cabo de rede).  Essa solicitação requer aprovação da chefia imediata - o NTI emite solicitação de aprovação por meio do sistema de abertura de chamado enviando email para a chefia imediata do solicitante.

Como Solicitar?

Solicite o serviço pela Central de Atendimento.

1- Cadastro de Equipamento na Rede
Ao entrar no Sistema de Abertura de Chamado no campo 'tipo' selecione Requisição e no campo 'categoria' selecione Cadastro de Equipamento na Rede.
Acrescente o MAC address (endereço físico único que identifica um adaptador de rede instalado no computador)  seguindo o manual: Como encontrar o endereço MAC.

Alunos - Preencham o Termo de Autorização e entreguem pessoalmente no NTI.   
Atenção:   Tragam a carteira de estudante e o notebook a ser registrado.
                O NTI recusa Termo de Autorização contendo campos obrigatórios não preenchidos.

2- Restabelecimento de serviço de rede/internet, habilitação ou reparo em PT (ponto de telecomunicação) - tomadas de rede instaladas na área de trabalho do servidor.
Ao entrar no Sistema de Abertura de Chamado, no campo 'tipo' selecione "incidente" e no campo 'categoria' selecione "Rede com Fio".

3- Instalação de ponto de telecomunicação e fornecimento de materiais para adequação da infraestrutura (ex.: patch cord - cabo de rede). 
Ao entrar no Sistema de Abertura de Chamado, no campo 'tipo' selecione "requisição" e no campo 'categoria" selecione "Rede com Fio".

5-form005_2009formularioparaautorizacaocadastronotebookrede_1.pdf85 KB

Normas de utilização

A Ufop, em concordância com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, e de acordo com as Políticas de uso da Rede Ipê, alerta que os usuários podem utilizar os serviços de redes disponíveis, suas facilidades de trânsito nacional e internacional para promoção de suas atividades de ensino e pesquisa, EXCETO nas seguintes condições:

1- Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, que caracterizarem: transgressão dos direitos do autor, de proteção à criança e ao meio-ambiente.
2- Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;
3- Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;
4- Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitadas pelo destinatário;
5- Uso em atividades estritamente comerciais;
6- Atividades que contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos na rede, sejam computacionais, comunicacionais ou humanos;
7- Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;
8- Atividades que interrompam ou prejudiquem a utilização dos serviços de rede por outros usuários.
9-Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição sem qualificação obtida através desta Política de Uso.

Perguntas Frequentes

Consigo utilizar o mesmo equipamento na rede cabeada em prédios diferentes da instituição?
Não, pois o cadastro é realizado de acordo com os dados informados, num único prédio;

Consigo ter acesso aos periódicos sem ter login utilizando a rede cabeada da Ufop?
Sim, já que a rede cabeada é liberada pela Capes para ter acesso sem uso de login.

Quem Pode Solicitar?

Professores, técnicos administrativos e alunos com vínculo institucional ativo.
 
Obs.: Alunos solicitam apenas cadastro de notebook na rede.
 

Sobre a rede UFOP

A Ufop, como instituição usuária primária está conectada à Rede Ipê, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

A rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais.
Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê, entre as mais avançadas do mundo, se conecta com países da América Latina através da RedCLARA, com a rede europeia Géant e com as redes acadêmicas norte-americanas, em especial, a Internet2.