Acesso Remoto (VPN)

Serviço VPN ou Virtual Private Network - uma rede privada virtual que permite aos usuários, com o devido privilégio de acesso, se conectarem à rede da UFOP de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Como Solicitar?

O serviço de VPN é acessado pelo usuário seguindo os Procedimentos.

Em caso de dúvida acesse a Central de Atendimento.

Normas de utilização

A Ufop, em concordância com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, e de acordo com a Política de uso da Rede Ipê, alerta que os usuários podem utilizar os serviços de redes disponíveis, suas facilidades de trânsito nacional e internacional para promoção de suas atividades de ensino e pesquisa, EXCETO nas seguintes condições:

1- Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, que caracterizarem: transgressão dos direitos do autor, de proteção à criança e ao meio-ambiente.
2- Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;
3- Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;
4- Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitada pelo destinatário;
5- Uso em atividades estritamente comerciais;
6- Atividades que contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos na rede, sejam computacionais, comunicacionais ou humanos;
7- Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;
8- Atividades que interrompam ou prejudiquem a utilização dos serviços de rede por outros usuários.
9-Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição sem qualificação obtida através desta Política de Uso.

Procedimentos

Para utilizar o serviço é necessário ter acesso à internet e habilitar o acesso VPN conforme os tutoriais abaixo:

Tutorial para acesso via windows XP

Tutorial para acesso via windows vista, 7-8

Quem Pode Solicitar?

Professores, técnicos administrativos, alunos de pós-graduação com vínculo institucional ativo, e alunos de graduação do curso de Direito para acesso à Revista dos Tribunais.

Sobre a rede

A Ufop, como instituição usuária primária está conectada à Rede Ipê, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

A rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais.
Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê, entre as mais avançadas do mundo, se conecta com países da América Latina através da RedCLARA, com a rede europeia Géant e com as redes acadêmicas norte-americanas, em especial, a Internet2.