Desbloqueio de Computadores

Desbloqueio de acesso de computador que foi bloqueado por denúncia, por parte do CAIS.br/RNP, de algum incidente infringindo as condições de uso da rede (Normas de Utilização).

Vejam Normas de utilização para o uso de equipamentos na rede da UFOP.
 

Podem ocorrer bloqueios, por exempo, por violação a direitos autoriais.

Ver também: Segurança

Como Solicitar?

O usuário responsável pelo cadastro do IP ou do acesso à rede de dados - wifi, rede com fio e VPN, deve procurar o técnico responsável na área de redes do NTI, pessoalmente, para tomar conhecimento da infração cometida e ser alertado sobre o problema.

Normas de utilização

A Ufop, em concordância com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, e de acordo com as Normas de utilização da Rede Ipê, alerta que os usuários podem utilizar os serviços de redes disponíveis, suas facilidades de trânsito nacional e internacional para promoção de suas atividades de ensino e pesquisa, EXCETO nas seguintes condições:

1- Produção ou transmissão de dados ou materiais considerados ilegais, entre outros, por caracterizarem: transgressão dos direitos do autor, de proteção à criança e ao meio-ambiente.
2- Atentado à privacidade ou promoção à discriminação racial ou religiosa;
3- Veiculação de propaganda comercial, política ou religiosa;
4- Transmissão de mensagens ou material de propaganda não solicitadas pelo destinatário;
5- Uso em atividades estritamente comerciais;
6- Atividades que contribuam para ineficiência ou esgotamento dos recursos na rede, sejam computacionais, comunicacionais ou humanos;
7- Atividades que promovam a corrupção ou destruição de dados de usuários;
8- Atividades que interrompam ou prejudiquem a utilização dos serviços de rede por outros usuários.
9-Interligação ou abrigo em seu espaço de endereçamento de uma terceira instituição sem qualificação obtida através desta Política de Uso.

Perguntas Frequentes

Quando um computador é bloqueado?
Quando a equipe técnica do NTI recebe uma denúncia, por parte do CAIS.br/RNP, de uma infração que se enquadre nas políticas de uso da rede (Normas de Utilização), ocorrida em equipamento conectado à rede Ufop.

Dessa maneira, o usuário deve solicitar o desbloqueio comparecendo pessoalmente no NTI para receber as devidas orientações e assinar um termo de compromisso/conduta.

Quem Pode Solicitar?

Professores, técnicos administrativos ou alunos que estejam com seus computadores bloqueados.

Sobre a rede

A Ufop, como instituição usuária primária está conectada à Rede Ipê, operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

A rede Ipê é uma infraestrutura de rede Internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais.
Baseada em tecnologia de transmissão óptica, a rede Ipê, entre as mais avançadas do mundo, se conecta com países da América Latina através da RedCLARA, com a rede europeia Géant e com as redes acadêmicas norte-americanas, em especial, a Internet2.