Área de Solução de Informaçao


Sistema de Gestão

A UFOP possui vários sistemas e todos utilizam uma mesma base de dados. Esses sistemas são de nível operacional e traduzem as rotinas manuais diárias dos usuários, trabalhando com um grande volume de dados. O Sistema de Gestão da UFOP é um software de nível tático que agrupa esses dados para dar uma visão resumida e integrada dos dados da universidade aos gestores com o intuito de subsidiar as tomadas de decisão. O sistema entrou em funcionamento em Setembro de 2016 e também fornecerá as informações para o Sistema de Transparência da UFOP a ser desenvolvido.

Progressão Docência

O Sistema da Carreira de Magistério Superior (CMS) é um sistema para solicitações de progressão dos docentes da UFOP que permite ao docente solicitar sua progressão de forma completamente online. Atualmente, para essa tarefa o docente precisa obter documentos em vários setores, o que gera emissão de papel e morosidade no processo. Com o sistema, é possível importar automaticamente dados que foram cadastrados no Sistema Acadêmico (Ex. Carga Horárias Ministradas, Número de Defesas de Mestrado e Doutorado) e anexar as comprovações necessárias para a progressão. Ele também permite acompanhar todos os trâmites de seu pedido pela web. O sistema conta com envios automatizados de lembretes sobre a progressão, notificações por e-mails a medida que o projeto é tramitado e permite que todo a avaliação do processo seja realizado pelas partes envolvidas de forma digital, garantindo maior agilidade e transparência para o processo. A previsão de conclusão é Outubro de 2016

Sistema de Inscrição no Processo Seletivo da Pós-Graduação

Nesta aplicação, o usuário candidato à vaga no processo seletivo pode realizar a inscrição para concorrer a uma vaga em um Programa de Pós-Graduação e acompanhar os resultados do Processo Seletivo, tudo de forma informatizada, cadastrando seus dados pessoais, documentos necessários e informações sobre orientadores e a área desejada. Esse processo agilizará o trabalho das secretarias de curso, que deverão apenas conferir a informação fornecida e documentação enviada, visto que os dados dos alunos já estarão digitados. Além disso, facilita ao candidato que não precisará se deslocar várias vezes ao local de inscrição.