Sistema internacional de rede de acesso à internet sem fio está sendo implantado na UFOP

Outubro 10, 2016

Com finalização prevista para final de Outubro, o Eduroam (Education Roaming) é uma rede de acesso à internet sem fio que pode ser acessada de forma simples, rápida e segura, que permite vários acessos sem a necessidade de autenticação contínua. Basta colocar os mesmos dados usados no MINHA UFOP WIFI uma única vez e sempre que tiver uma rede de conexão sem fio Eduroam o acesso será autenticado automaticamente.

Em alguns locais dentro na Universidade, como o ICEB Costa Senna em frente ao auditório, ICEB I corredor da Fisica, ICEB III - corredor do DEBIO, III - DECOM, ICEB II - NTI, DEMIN, ENUT e Bloco de Sala de Aulas o Eduroam já está em uso. Para o acesso basta fazer o download do instalador neste link https://cat.eduroam.org/?idp=1608.

O Eduroam é uma iniciativa dedicada a mobilidade internacional, que chegou ao Brasil em 2012 e foi trazido para a UFOP em 2016 pelo NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) em parceria com o RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e já atende mais de 70 instituições privadas e públicas. A rede permite que estudantes, pesquisadores, professores e técnicos de instituições credenciadas possam conectar a internet em qualquer Instituição através do cadastro/login do MINHAUFOP que tenha acesso a rede sem fio Eduroam. A conexão automática garante comodidade ao usuário.