Rede sem fio

Estão disponíveis dois tipos de acesso à rede sem fio: minhaUFOPwiFi e Eduroam. Para ter acesso a qualquer uma das redes é necessário ter cadastro no portal minhaUFOP.

1- minhaUFOPwiFi:
Os locais com minhaUFOPwiFi estão sinalizados com placas e cartazes.
Para convidados sem vínculo com a instituição é possível a criação de contas temporárias, conforme regras definidas pelo NTI.

2- Eduroam:
O Eduroam é um serviço de acesso à internet sem fio desenvolvido para instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa.

Lançado em 2012, o Eduroam está presente em mais de 60 países e atende a mais de 70 instituições públicas e privadas. Os usuários cadastrados podem acessar a rede em qualquer instituição do mundo que utilizar o serviço Eduroam. Trazida para a UFOP em 2016, por meio de um convênio com a RNP, a rede está em processo de expansão interna. Confira as Instituições clientes do sistema Eduroam.

A RNP - Rede Nacional de Pesquisa é uma organização social que promove o desenvolvimento tecnológico e a integração das instituições, apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração de conhecimento. Esta provê o serviço de internet para instituições acadêmicas do Brasil, é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).