Procedimentos

Para utilizar a rede sem fio na UFOP, o usuário deve ser cadastrado no portal minhaUFOP.  Para quem ainda não efetuou o primeiro acesso, é necessário realizá-lo para utilização da rede sem fio. Usuários que NUNCA acessaram o portal minhaUFOP NÃO conseguirão acessar a rede sem fio.
Para utilizar a rede sem fio, siga os passos:
1- Eduroam
a. Basta baixar o programa de instalação (para o usuário que tiver acesso à internet) ou configurar o equipamento para o acesso à rede Eduroam informando os seguintes dados: Método PEAP: PEAP; Autenticação da Fase 2: MSCHAPV2; Certificado CA: não especificado; Identidade e senha: seu Login no portal minhaUFOP .
2- minhaUFOPwiFi:
a.Habilite a interface de rede sem fio do equipamento (notebook, netbook, tablet, smartphone, celular, computador, etc.);
b. Selecione a rede minhaUFOPwiFi e aguarde até que a conexão seja estabelecida;
c. Acesse um navegador (browser) para a autenticação e liberação do acesso à internet;
d. A página de autenticação da rede wiFi  é criptografada, ou seja, o endereço possui um certificado homologado pela UFOP e a página é sempre exibida com https. Adicionar exceção quando solicitada.
e. Ao ser exibida a tela abaixo, informe o seu Login minhaUFOP: CPF (somente números) e senha.Importante: Nunca use o login minhaUFOP em uma rede cujo nome não seja exatamente minhaUFOPwiFi ou o endereço de identificação seja diferente de  200.239.176.1 e 200.239.188.1

Caso tenha alterado sua senha de acesso há mais de 3 (três) meses, é recomendado alterá-la, por questões de segurança.      

Todo acesso realizado via minhaUFOPwiFi é registrado com sua identificação. Portanto, é importante a troca periódica da senha para evitar acessos não autorizados realizados por terceiros.
Em caso de insucesso ao realizar o acesso (invalid crendentials, usuário e/ou senha inválidos, etc.), primeiramente acesse o portal  minhaUFOP e efetue a alteração de sua senha. Tente acessar a rede wifi em seguida. Se o problema persistir, entre em contato com a Central de Atendimento.